Catedral, uma jornada interior...


Ah! No meio do caminho, tantas são as pedras!

"No meio do caminho tinha uma pedra
tinha uma pedra no meio do caminho..." Carlos Drummond de Andrade

O poema "No Meio do Caminho" é uma das obras-primas do escritor brasileiro Carlos Drummond de Andrade. Os versos abordam os degraus essenciais, as virtudes e, os que vão sendo superados no espetáculo curso da vida.

O caminho das pedras do próprio homem com o seu tempo, em processos existenciais, passa pela permanente escolha de se conhecer, se engajar, se vincular e fazer o que é essencial, atribuído ao sentido da trajetória do ser que modifica e transforma o seu mundo. 

"Busca o caminho recolhendo-te para o interior." Mabel Collins, Luz no Caminho 

Mergulhar nas profundezas de si mesmo, compreendendo e ampliando a visão da realidade, é vencer os conflitos internos; aprender com os fatos da vida acionando a força interior, a força da vontade espiritual que transforma o interesse pessoal; caminhos sobre aspectos de dominar o êxito diante de si mesmo, a individualidade.

"Cada homem é para si próprio absolutamente o caminho, a verdade e a vida." Mabel Collins, Luz no Caminho 

Há luz nos pensamentos, uma conversa que temos conosco em silêncio. De como vamos responder às questões de nossas experiências para fazer escolhas e começar coisas novas, de refletir consigo mesmo, de compreender as dimensões do ser no mundo da coexistência.

"Se amamos, nossas almas e corações recebem asas, e uma alegria repentina floresce dentro." Rumi

Tornar-se autor de sua própria obra, um caminho empático no meio ambiente. Ao agirmos de maneira compassiva e humilde saímos do nosso individualismo, nossos interesses e, nos disposmos a entender a realidade a partir de perspectivas diferentes e variadas, de reconhecimento à bondade, ao respeito e à noção da dignidade de cada ser, experienciando o divino ser dentro de nós mesmos.

"Isso de querer ser exatamente aquilo que a gente é ainda vai nos levar além." Paulo Leminski

Digamos que a dimensão social da condição humana é um encontro da dignidade do "dever-ser e o dever-saber"; de autovalorização e de autoconhecimento; de perceber e de encontrar; de experienciar ser aquilo que se é, despido no mergulho interior.

Há Luz no Caminho! Poeme-se!
Drummond-se! Leminski-se! 
E que o mundo Rumi-se!

"A sabedoria é provada justa pelas suas obras." Jesus, o Cristo.

Aquele Abraço!

Catedral, 
uma jornada onde o deserto
 é uma introspecção.