A cada implicação envolve a relação entre o indivíduo, a sociedade e as convergências entre o comportamento humano e a tecnologia. Uma situação cíclica. Num certo sentido, claro para quem quer ver, somos peças do jogo, peças nesse jogo de forças. Um desafio significativo diante de nós. O mundo virtual impulsiona a tudo. De forma intensa, um impacto social nos quais os indivíduos estão inseridos. Fenômenos culturais que impactam a prática psicossocial. Processos esses que influenciam a formação de identidades individuais e coletivas – as estruturas sociais, as relações sociais, as relações de poder e os autocondicionamentos.
Requer reflexão crítica e construtiva sobre a forma como as tecnologias e a cultura digital permeiam e transformam os diversos aspectos da vida humana, social e profissional. É evidente a importância da autenticidade e do impacto da sociedade na era digital, tanto com nossa existência quanto com nossa comunicação, tanto com responsabilidade digital quanto com segurança online, tanto com identificação de ameaças quanto com impacto de ações na internet.
Lidar com desafios e entender o processo de transformação interior, ressignificar raízes profundas em sentidos e leis, é fundamental compreender a influência que a nossa mente afeta sobre a maneira que percebemos as situações, de forma a filtrar e remodelar constantemente crenças inconscientes, atos e atitudes que vivenciamos.
Digamos que envolve escolhas profundas a respeito de nós mesmos e da nossa vida. Se revela que é essencial fortalecer e cultivar a ética da consciência, a conquista da liberdade. A tradicional conquista da soberania filosófica – um impulso interior de construir a própria realidade a partir de um caminhar do autoconhecimento. “Conhece-te a ti mesmo”, aforismo grego antigo, gravado no Templo de Apolo em Delfos. Pensar, sentir e agir numa autêntica plenitude interior é a sublime sutileza da Liberdade. Liberdade! Escrevemos teu nome!
Atenção plena, elevando o nível do jogo da vida. O nível é alcançar a sabedoria, onde o saber é ser e existir com o coração calmo e desperto, coragem e discernimento, sutil nobreza do voo que a cada um de nós edifica.
Praticar as virtudes nos dá asas! Sejamos soberanos guardiões digitais, fortalecendo e cultivando a consciência ética, aprendendo a manejar com harmonia as próprias ferramentas na nossa vida contemplativa, social e cultural de todos os dias.
