ESSENCIAL IDEALISMO


ESSENCIAL IDEALISMO
Sutil percepção consciente 
e o chamado espiritual

O Essencial Idealismo é um propósito nobre, o chamado espiritual, aquilo que é requerido à alma, o salto quântico na sutil percepção da consciência, a essência da mente intrinsecamente clara. É transcender o sofrimento numa autopurificação, o ir e o vir dos pensamentos, além do véu das ilusões, iluminando as sombras do inconsciente, ascendendo aos planos mais sutis. É um sentido profundo na magia de se relacionar com o mundo divino - a clareza de ideias e de expressão numa atmosfera harmônica de percepção entre razão e amor. 

Encontramos no decorrer da história, o "Essencial Idealismo" na filosofia de Platão, nas artes de Leonardo da Vinci, na religião de São Francisco de Assis e na política governante como Nelson Mandela. Na Alegoria das Cavernas de Platão, as sombras representam a ilusão e a ignorância que nos impede enxergar a realidade. No mundo das trevas aquele que vê é severamente punido pelos que se recusam a enxergar. 

Ser "Idealista" significa, em essência, focar em ideais mais elevados, agir guiado por princípios éticos e baseando-se em valores universais como justiça social, igualdade de espírito fraternal e busca pela verdade. É descobrir o que está por detrás do véu, aspirando a transformar a realidade dentro de si e inspirando seus semelhantes a fazerem o mesmo, realizando a tendência Universal na mesma direção. 

Podemos dizer que conhecer o potencial humano, em plenitude, é ter um laço de amor com a sabedoria, na possibilidade de se realizar na consciência harmônica da ética, na espiritualidade, na compreensão dos mistérios da vida que se constituem o verdadeiro uso da mente humana sábia e prática.

O "Essencial Idealista" busca florescer na integração de saberes milenares, uma transformação interior de educar a mente ao que é eterno, ao que é absoluto, ao que é transcendente e sustentável no compasso dos fenômenos da vida. 

E por falar em sustentabilidade...

Lembremos os Objetivos do Desenvolvimento Sustentável, a Agenda 2030 da Organização das Nações Unidas – ONU, que propõe o Desenvolvimento Sustentável mundial “sem deixar ninguém para trás”. Essa meta e suas múltiplas linguagens de ações pelas Nações Unidas, vinculadas aos 17 Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) diz respeito à paz, à justiça e à inclusão social, ao desenvolvimento econômico com oportunidades para todos, ao meio ambiente limpo e saudável, garantindo a prosperidade para todos até 2030. Só faltou combinar com os russos, e os judeus, todavia...

Bem, em qualquer momento da vida, a dimensão social da condição humana é o encontro da dignidade interior, numa construção de cultura e paz para lidar com os conflitos, por meio do diálogo e da compreensão empática nas relações interpessoais, desvinculando de atitudes violentas e respeitando a diversidade nas ideias, vivências e ações para uma sociedade pacífica e justa, com profundidade e significados dignos, no hoje e no amanhã.

"Crescei e multiplicai-vos, enchei a terra e sujeitai-a." Gênesis 1:28.

A frase bíblica é um convite para compreendermos profundamente, como uma ordem divina, especifica a responsabilidade humana em relação ao Planeta. Ou seja, cuide do teu próximo como a ti mesmo, numa conexão de reconhecimento e pertencimento.

Eis o chamado da alma: viver não como quem passa, mas como quem permanece na luz, na verdade, no amor. Ser pontífice entre o Céu e a Terra é o legado. Cativar o "Essencial Idealismo" nessa raiz de conduta: Elevar a via da Bondade, jornada tão bonita. A semente que cai em boa terra é a semente que ouve, escuta, compreende bem a palavra e a pratica; essa dá bons frutos. 

No Evangelho – Jo 6,1-15 –, Jesus oferece aos discípulos e à multidão o “sinal” da multiplicação dos pães e dos peixes. A profunda expressão de sabedoria “abre os olhos” dos discípulos e fá-los perceber que só a geometria sagrada da partilha, da caridade espiritual, da generosidade, do serviço humilde pode multiplicar o “pão” que sacia a “fome” do mundo.

Mestres são como "Abelhas". Cumprem a missão de levar o pólen do "Conhecimento", de grão em grão no saber do bem-viver.

(Artigo publicado no site Notibras)

(Supren, União Planetária)