"Segredo da Luz"

💫 "Segredo da Luz"

"Só é útil o conhecimento que nos torna melhores." - Sócrates

Sabemos que a transformação interior nem sempre é fácil. É necessário o 'conhece-te a ti mesmo', vencendo os conflitos internos. E uma boa estratégia de escolha é dar significados; tal como, iluminar a mente numa expressão de evolução da alma na vida divina - aprender com os fatos, acionando a força interior que transforma o egoísmo pessoal.

Escolhi para esta reflexão, a música Segredo da Luz, composição de Raul Seixas. Gosto muito das palavras sábias que Raulzito compôs em suas melodias metafóricas.

Ao propósito, entrelaço as estrofes em imagens e tons, numa leitura filosófica às margens da psique.

Aconchegue-se aos sobretons...

[...]
"O gênio ouve os sobretons e a música das esferas; o gênio sabe o que Pitágoras queria dizer quando declarou que a filosofia é a mais sublime das músicas. Por isso, ouçamos esses homens." - Will Durant

Desde a famosa frase do Templo de Delphos -“Homem, conhece-te a ti mesmo e conhecerás o universo e os deuses” - das antigas culturas até os dias atuais, a humanidade desperta ou adormecida, têm dentro de si 'a sede do infinito', 'a busca da identidade perdida', 'uma imensurável identidade do que se é'...

Satisfazer algumas curiosidades específicas, é essencial compreender qual é a nossa missão de vida, o que a vida espera de nós, o que o universo espera de nós...

"A vida divina é a raiz da igualdade humana." - Annie Besant

'Igualdade em espírito, não na matéria.' A capacidade de perceber que a finalidade da vida não é material e sim espiritual, é um sentimento de pertencimento, numa interação consciente da ponte macrocosmos e microcosmos, na busca de uma identidade cada vez mais sólida e iluminada. Em que diz respeito à nossa vida e às nossas ações, doando o melhor de nós; conforme nossas ideias e ideais mais elevados, realizando a tendência Universal na mesma direção.

"Os lábios da sabedoria estão fechados, exceto aos ouvidos do entendimento." - Hermes Trismegisto

Adoecer, A dor é no ser. Toda vez que surge um conflito entre a personalidade e a voz da consciência, isso significa desarmonia e sofrimento, e pode gerar doenças psicossomáticas. Pois, a doença surge por uma desarmonia do fluxo de energias vitais, que está associado às condições de harmonia da alma.

O Pai da Homeopatia, Christian Hahnemann, dizia que a alma adoece antes do que o corpo. Então, curar a si mesmo é essencial autoconhecimento, autocompreensão e autodomínio.

"Assim na Terra como no Céu".
E já diziam os sábios Hermetistas, 'o universo é um espelho; aplicação e manifestação de vibração universal nos diversos planos - material, mental e espiritual. O universo fenomenal, como um todo, em suas partes ou unidades, tem sua existência na Mente do todo, em cuja Mente vivemos, nos movemos e temos nela a existência. Tudo está em vibração, tudo tem fluxo e refluxo, tudo se manifesta por oscilações condensadas, toda causa tem seu efeito e todo efeito tem sua causa. É possível então, mudar na mente as vibrações de ódio em vibrações de amor, e assim sucessivamente. Portanto, é essencial a consciência de harmonizar as partes entre si: o espírito se alinhar com Deus, a alma se alinhar com o espírito, e o corpo se alinhar com a alma'.

Digamos que a Fonte do 'Segredo da Luz' seja expandir a nossa consciência, elucidando a nossa alma, purificando o nosso coração. Assim, a carruagem segue a viagem na magia da vida, sem nó nas rodas.

"Quanto maior for a carga da consciência coletiva, tanto mais o eu perde sua consciência prática. É, por assim dizer, sugado pelas opiniões e tendências da consciência coletiva, e o resultado disto é o homem massificado, a eterna vítima de qualquer ismo." - Carl Gustav Jung

A falta de autoconhecimento, autenticidade e autocuidado, acorrentam os indivíduos e os aprisionam em direção à dor do ser, que desencadeiam um processo de massificação e crises sociais em desapreço.

Aprisionados, só conseguem contemplar o reflexo da luz que projeta as sombras. Uma maneira de ideias parecerem ter lógica sem ter. Então, são livres somente pra dizer sobre as sombras, mas não são livres para romper as correntes. E, a vida fica cada vez menos digna.

"O mais importante que vencer um exército é vencer a si mesmo." - Sidarta Gautama, o Buda

A direção de autoconhecimento espiritual é um processo de conhecimento teórico, e de um aspecto prático de concentração e meditação, chamado poder da mente.

Aprender que a mente deve conduzir os desejos e o mecanismo de projeção que seduzem as emoções, é se libertar do egoísmo pessoal - os pecados capitais - a origem da ignorância que gera sofrimento.

"Quem não domina a si mesmo não encontra a liberdade." - Pitágoras

Sermos 'capitães da nossa alma' é alinhar a nossa alma à eternidade; compreender que o valor de vencer a si mesmo - auto-observação e autocultura - é perceber do ponto de vista mental os sentimentos e as emoções agregados à nossa memória, e consequentemente à nossa consciência.

Deslocar o centro da consciência ao centro iluminado do nosso ser - 'e me sinto filho do Sol' - é compreender de maneira cada vez mais real a nossa própria divindade, aperfeiçoando e aproximando a Deus.

"É essencial a sensibilidade para perceber a Divindade, em cada detalhe de todas as coisas; aquilo que é irradiante e sutil, além do perceptível." - Helena Blavatsky

Dignificar a nossa vida com consciência, firmeza e dedicação, é um potencial criador de evoluir a 'alma escultura de esplendor'; é estabelecer uma identidade interior com base no discernimento de valores, que conduzem à condição humana o caminho de virtudes mais elevadas à essência de si mesmo.

"Aquele que busca encontrará a vida, e este é o teu tesouro." - Jesus, o Cristo

Creio que a sublime arte de viver, é servir a Deus; cumprindo a missão na frequência que a nossa consciência integra, na frequência que a nossa razão compreenda, na frequência que o nosso amor unifica, na frequência da força espiritual das Estrelas que brilham com Elos...

"Só pelo Amor o homem se realiza plenamente." - Platão

Só o Amor floresce a consciência de um mundo digno.

Vamos que vamos
Aos Sobretons do Templo
Aperfeiçoando-nos pelos Princípios

Belo Amor a todos!

Abraço Fraterno;
Jane Freitas Ribeiro 

📚 Referência de inspiração - nos verbos meus, tão seus, tão nossos...

• Danilo Gomes & José Roberto, Organização Internacional Nova Acrópole no Brasil.
• Lúcia Helena Galvão Maya, Nova Acrópole no Brasil.
• Otávio Marchesine & Ricardo Lindemann, Sociedade Teosófica no Brasil.

Raul Seixas, O Maluco Beleza