O Self, a Consciência da Psique Total


Transcrição de partilhas preciosas transmitidas por Osmir Clemente...


"Só aquilo que somos realmente tem o poder de nos curar." Carl Jung

Quando estamos dentro no mundo, presos ao mundo, nós estamos desintegrados.

Esse mundo é Maya, é ilusório, acaba; tudo que acaba é ilusão. Então, só não é ilusão o mundo interior. O mundo exterior, nesse sentido, é ilusão. E a gente luta por essa ilusão de todas as formas possíveis.

Hoje o mundo é uma encrenca, porque nós não sabemos, nos identificamos de tal forma com o mundo exterior, que vivemos para o mundo exterior, quando o mundo real é o mundo interior, o mundo do Self, o Si mesmo.

Todos nós, santos e loucos, nós temos um pouco. 

Enquanto a nossa consciência estiver presa na consciência do mundo, o mundo da manifestação, estamos escravizados e somos aquilo que o mundo da natureza vai fazer acontecer.

Na passagem de Jesus no deserto, é sobre o confronto com o inconsciente.

Os pensamentos acontecem em nós e somos porta-vozes dos pensamentos. Então quando entram no consciente, somos porta-vozes do inconsciente. Mas, esse inconsciente tem o lado luz e o lado sombra. Quando realmente o inconsciente se tornar consciente, nós nos tornamos deuses.

O inconsciente coletivo entra nos nossos pensamentos, nós fazemos as coisas, gostamos ou não gostamos, umas coisas a gente aceita e outras a gente repele, sempre confrontando com aquilo que a gente acha bom ou ruim. E tudo que a gente acha bom ou ruim, no fundo é pra sustentação dessa personalidade fantasma chamada ego; tudo é pra manter o ego; e o ego tem que ceder lugar para a consciência total fazer parte de nossa vida.

Por isso, todas as religiões falam que pra chegar a Deus você tem que se entregar. A entrega é pegar tudo que está dentro de você e devolver tudo para o inconsciente, nada é meu, eu sou o todo. 

Inconsciente pessoal: experiências pessoais vividas e reprimidas, esperando uma oportunidade para se manifestar. 

Inconsciente coletivo: não teve uma experiência pessoal, mas é herdado. Assim como herdamos algumas características físicas, herdamos características psíquicas. Então, tudo o que já aconteceu no nosso planeta e na nossa humanidade, ao longo da existência da humanidade, tudo isso está dentro desse inconsciente coletivo e, nós herdamos todo esse inconsciente coletivo que se manifesta fortemente em nossas vidas e nós não temos consciência dessa influência do nosso lado inconsciente. 

O inconsciente coletivo tem duas partes que são fundamentais:
A primeira parte: Os nossos instintos que foram criados desde a idade da pedra ou anterior a isso.
A outra parte: Os arquétipos que se caracterizam por figuras ou símbolos. Um exemplo o Cristo, que está gravado nesse inconsciente e se manifesta em nossas vidas de uma forma ou de outra.
O instinto, o lado sombra do inconsciente coletivo.
O arquétipo, o lado luz do inconsciente coletivo.
Uma pessoa que deixa o inconsciente tomar conta da vida dela de uma forma muito forte, o lado sombra que o domina, é psiquicamente muito doente.
 
O processo de individuação é pararmos de ser meio ser. Ou nós somos conscientes ou nós somos inconscientes. Nós temos que ser os dois. Temos que ser conscientes e dominar todo o nosso inconsciente. E muitas vezes o nosso lado consciente nos domina integralmente. Nós somos pessoas voltadas para o mundo exterior e o inconsciente não participa de nossa vida. Então, somos seres pela metade. O ser completo tem que ter o lado consciente e o lado inconsciente. E o ser que passou pelo processo de individuação (iluminação) não é dominado pelo consciente e nem pelo inconsciente. O ser transcende ambos os lados e chega no Self, o si mesmo ou Atma.
Então, transcende o lado psíquico, o que está na mente. 

Todos os instintos e todos os arquétipos estão no plano da mente e estão interferindo em nossas vidas. Então, vamos aprender como fazer uso deles e não eles nos usarem; como acontece na grande maioria das pessoas.
A consciência que nós temos de buscar e religar é que nós não somos desse mundo e sim algo além do inconsciente.

Eis a Parábola do Filho Prodígio, o filho volta pra Casa do Pai...
O processo de individuação, a Iluminação, é quando a natureza do ser chega numa fase que se liberta de tudo aquilo que interfere nos pensamentos e nas emoções; deixa de estar dominado pelo inconsciente, a natureza do mundo. Ou seja, há uma desidentificação do ego, desapego, autocontrole e autodomínio que não se deixa envolver pelo mundo; está no mundo, mas não é do mundo; há um senso de pura autoconsciência e vontade capazes de direcionar as energias pra onde quer que seja.

"Quando realmente o inconsciente se tornar consciente, nós nos tornamos deuses." Osmir Clemente 

Podemos dizer que alcançar esta autoconsciência, a natureza divina de autorrealização espiritual e de libertação, é mesmo a única meta válida para cada um de nós. 

Carpe Diem! Aproveite as experiências da vida, mas viva no eterno presente de transcendência, numa compreensão de transmutação sobre a Alquimia Quântica Espiritual, elucidando a alma, purificando tudo que encobre a mente e o coração; ou seja, transformar vícios e paixões em virtudes.

"Se eu quiser falar com Deus
Tenho que ter mãos vazias
Ter a alma e o corpo nus"
Gilberto Gil 

Namastê! 🙏🏻