Estava refletindo e escrevi um conto filosófico sobre "Disciplina é liberdade". A liberdade como consciência harmônica da moral e ética, que permeia todo o ecossistema na interação do homem com o mundo.
"Sinto, existo, logo penso."
- Antônio Damásio
Podemos refletir que a maneira do homem perceber o mundo em seu processo de construir a si mesmo e de realização existencial, seja caminhar em direção à plenitude da ética.
Disciplina,
A liberdade de ter bondade e compaixão como fortaleza.
"Na ação de compaixão ao outro percebemos o nosso potencial de amor compassivo." - Fernando Gramaccini
Ser um homem moral e ético de espírito humanitário é comprometer-se com a fraternidade da vida, desenvolvendo saudavelmente a consciência à partir da própria essência, sem se escravizar de convenções sociais ou crenças limitantes. O profundo encontro do si mesmo florescer a consciência e sentidos em tecer a razão através do discernimento - a coerência entre ação sensata e discurso humanizado.
O homem que percebe isso, torna-se um peregrino ao caminho do ápice da própria felicidade.
"Todo homem que busca o bem está na verdade buscando o seu pleno desenvolvimento ético." - Josef Pieper
Vivemos refletindo sobre conhecimentos e ensinamentos que nos convidam a mergulhar no desconhecido de si mesmo no propósito de autocultura, com "a alma sossegada e luminosa como o monte pela manhã", de mantermos a nossa mente serena, elevando a uma energia qualificada que depende de nossos pensamentos, sentimentos e emoções para alcançarmos a liberdade interior.
"Viver é afinar o instrumento, de dentro
De dentro pra fora
De fora pra dentro
A toda hora, a todo momento
Tudo é uma questão de manter
A mente quieta
A espinha ereta
E o coração tranquilo"
- Serra do Luar, Canção de Walter Franco.
Se faz refletir, faz sentido.
Abraços carinhosos,
Jane Freitas Ribeiro