Sede do Infinito...


Sede do Infinito...
O que fomos, o que somos, o que seremos...

"De um modo geral, uma pessoa de mente filosófica tem curiosidade de saber qual é a origem de todas as criações. À noite, contemplando o céu, ela naturalmente deseja saber o que são as estrelas, como estão distribuídas no Universo, quem vive lá e assim por diante. Todas essas indagações são muito naturais para o ser humano, pois ele tem uma consciência mais desenvolvida que a dos animais..."
- A Fonte da Consciência, Srila A. C. Bhaktivedanta Swami Prabhupada.

Desde que me entendo por gente, uma mente filosófica e idealista, percebendo todos os reinos - mineral, vegetal, animal e humano - sorrindo refletia e reflito...

Qual é a verdadeira origem da Terra e da vida? Como chegamos? Até onde podemos chegar? De um lado, a Ciência. Do outro, a Religião. Como é Deus nisso tudo? Por quê e pra quê tanto mistério?

E disso tudo, nunca duvidei que há vida em outros lugares; e de que viver por aqui, uma única vez é muito pouco tempo pra nos tornarmos sábios. Assim como disse o Mestre Jesus, em Mateus 5:48 - "Sedes pois perfeitos, assim como o vosso Pai Celestial é perfeito."

Todas esses questionamentos encontramos explicações, em verdades de profundas riquezas, na Sabedoria Antiga. 

Pois é, as informações verdadeiras são aquelas que desencadeiam importantes transformações interiores. Verdades essas que vêm sendo ditas há tempos, e foi desmembrada na Ciência Oculta há aproximadamente 2600 anos.

"Tudo tem o seu tempo determinado, e há tempo para todo o propósito debaixo do céu." - Eclesiastes.

Aconchegue-se à reflexão.
Desde já, Iluminado 2023 a todos!

🎶 "A vida vem ondas, como o mar
No indo e vindo, o infinito..." 🎶

"Tememos perder o contato com o plano físico. Tememos ser privados de alegrias efêmeras ou passageiras, sem entender que o físico é o mais grosseiro de todos os planos, e a vida é um reflexo distorcido e melancólico de inimagináveis esplendores, associados aos reinos mais elevados do espírito. Por isso, nós não conseguimos nos contentar com as alegrias passageiras desse mundo, porque nós temos sede do infinito."
- I. K. Taimni, Autocultura à Luz do Ocultismo.

Depende de cada indivíduo, o ritmo de cada ser, a consciência do que precisa ser refletido, assimilado e interpretado ao sentido da vida.

Refletir sobre o sentido da vida, seus mistérios e sobre a trilha da jornada de autoconhecimento é assimilar, reconhecer e domesticar nossas sombras, e transmutar a alma para ações luminosas.

A percepção de iluminação da alma - a  simples mente saber viver - é o sentido da inteligência superior exercitado na verdadeira serenidade da mente, para que sejamos capazes de impulso altruísta, de trabalhar para a regeneração moral e espiritual, individual e coletiva.

Jesus disse em João 8:32 - "Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará". Creio que remete ao "Conhece-te a ti mesmo". Enquanto eu não conheço a mim mesma, como operam as leis da natureza sobre a minha própria natureza pessoal, eu sou uma escrava da matéria ou dos desejos e de uma série de sofrimentos.

Lama Yeshe, reconhecido internacionalmente como um dos mais inovadores e inspiradores mestres do Budismo Tibetano a lecionar no Ocidente, disse que toda a história de vida de Jesus é em si um Ensinamento. A história de Seus atos de Compaixão, Perdão e Amor incondicional por todos os seres planetários. Uma mente consciente que alcançou a Natureza Divina. A Sabedoria intuitiva que compreendeu a real natureza dos fenômenos e o vazio da existência inerente. A Sabedoria que supera os obstáculos, aquele poder que não se deixa abater, que vence as perturbações da mente e segue adiante.

E assim, disse Jesus com autorrealização em João 10:30 - "Eu e o Pai Somos Um".

Será que é possível viver de uma forma repleta de altruísmo, autorrealização e bem-aventurança como os sábios?

Se compararmos a história da nossa vida com a Biografia do Mestre Jesus e demais Mestres da Sabedoria, perceberemos que Eles não fizeram nada, nadica de nada, de forma egoísta; e não tinham aflições, ansiedades, tristezas e síndromes de vazio existencial. Eles atingiram o êxtase e a transcendência, estados superiores da consciência conquistados. Eles colocaram os Seus pés na senda gradual e avançaram à conquista na senda graduada.

Podemos de fato, condutas a seguir pelos Ensinamentos através de compreensão filosófica e conhecimento espiritual autêntico. Descobrindo que tudo é uma questão de consciência, discernimento e reflexões analíticas para restringir as oscilações mentais e atingir a autorrealização espiritual. Desenvolver a consciência divina faz com que qualquer ação do corpo, dos sentidos, da mente e da inteligência seja purificada.

Portanto, a ideia de que há luz interior, e que cada pessoa pode encontrá-la, são graduações que cada ser humano conquista expandindo a consciência, como meditar num mergulho profundo das palavras aos arquétipos divinos.

🎶 "Como todo dia nasce
Novo em cada amanhecer..." 🎶

Feliz vida a todos. Vamos que vamos nos inspirando. Descobrindo uma liberdade interior e agradecendo o que fomos, o que somos e o que seremos...

Gratidão aos Mestres de Filosofia da Nova Acrópole Brasil e da Sociedade Teosófica no Brasil, por comprometimento e honra com a Sabedoria Divina, nos inspirando e nos ensinando.

🌟 Abraços de Luz!
Jane Freitas Ribeiro