Toda matéria é...


🔯 "Toda matéria é uma forma condensada de espírito." (Helena Blavatsky)

Tudo o que sofre mudanças é a natureza material e inclui as emoções e os pensamentos. Segundo a visão da Ciência Oculta nós temos um corpo emocional e um corpo mental. E esses também têm que ser trabalhados para que o processo evolutivo resgate o espírito envolvido neles e conquiste assim a sua libertação. Então, a libertação é uma consequência do autoconhecimento. Compreender que temos vários veículos que constituem a nossa consciência.

Na Tradição Bíblica dito por São Paulo são três veículos: o espírito, a alma e o corpo físico. O espírito seria o sopro que nos anima; a alma seria a parte que pensa; o corpo físico seria aquele consumido pelo tempo, é a parte mortal da nossa constituição.

Na Filosofia Oriental são quatro veículos: a personalidade, que abrange o corpo mental; individualidade ou alma; átma, que seria o espírito; alma imortal. Um detalhe essencial é que a divindade é a origem dos anteriores.

Se compreendermos que um é espelhado no outro, ou feito à imagem e semelhança, então estamos dando um grande passo na direção do autoconhecimento espiritual.

"Assim na Terra como no Céu"
"Como é o interno assim é o externo, como é o grande assim é o pequeno, como é em cima assim é embaixo. Só existe uma Vida e uma Lei e tudo que atua é o Uno." (Helena Blavatsky)

Todo o universo manifestado é uma condensação da Divindade, e surge a ideia de uma Unidade fundamental de toda existência e de que não existe matéria morta. Então, tudo que está no mundo físico é constituído de átomos que orbitam ou subpartículas atômicas que orbitam em torno do núcleo.

O universo é um espelho e é essencial harmonizarmos essas partes entre si para poder escapar das zonas de atrito que possam surgir entre elas. É preciso fazer o espírito se alinhar com Deus, a alma se alinhar com o espírito e o corpo se alinhar com a alma.

Toda vez que surge um conflito entre a personalidade e a voz da consciência, isso significa desarmonia, sofrimento e pode gerar doenças. Pois a doença surge por uma desarmonia do fluxo de energias vitais que está associado às condições de harmonia da alma.

Conquistar a mente e a capacidade de concentração é o início da libertação do sofrimento. Isso se dá por um aspecto prático e também necessário conhecimento teórico - de que tipo de força deve invocar em ação, que tipo de exercício fazer para que esse poder de concentração se desenvolva e como aplicá-lo, chamado como Poder da Mente.
E isso, aparece em todas as religiões; seja por nome de oração, prece, meditação e diversos exercícios espirituais correlatos.

É bom lembrarmos que a evolução espiritual significa deslocar o centro da consciência em direção ao centro divino do nosso ser, e compreender de maneira cada vez mais o real à nossa própria divindade.

📚 Fonte de Conhecimentos: Sociedade Teosófica no Brasil - Ricardo Lindemann.

Eterna Gratidão;
Jane Freitas Ribeiro