Qual é o caminho da libertação?


Quando tentamos definir o sentido da vida - quem somos, de onde viemos e para onde vamos - iniciamos o processo da busca do autoconhecimento espiritual.

"Conhecereis a verdade e a verdade vos libertará." (João, 8:32)

E qual verdade nos liberta se são tantas as verdades?

Por nós nasceram os sábios e pelos sábios vivemos melhor a nossa vida por sentido de referências históricas, que nos proporcionam a busca individual, a consciência de aspirar a soberania brevidade da vida.

"Passa o tempo, as estações" a bela ideia da dignidade humana ainda é um processo de condição pedagógica, de despertar a integridade do ser a um estado de beleza, paz e harmonia.

O problema do mundo é que os indivíduos se agrupam para definir os seus interesses, e esses grupos entram em conflitos entre si, e então temos guerras polarizadas. Isso acontece porque as pessoas esquecem de evoluir espiritualmente, perdem a noção dos valores morais que construíram a civilização; de que alguma forma chegou até aqui, mas que nunca triunfaram totalmente.

O dito já foi dito de que a causa do sofrimento humano é a falta de conhecer a si mesmo e de autoconhecimento espiritual, portanto a conquista da Sabedoria deve ser o caminho da libertação.

Uma pausa pra minha história 💬
No decorrer do ano de 2017, iniciei o processo de tentar definir quem sou eu independente do meu nome, filiação, nacionalidade, especialidades e do que gosto e faço. O mergulho foi tão profundo que eu tive que pedir ajuda terapêutica holística. E recordo de momentos, o olhar pro todo, eu proclamava: O que é preciso pra encontrar o Bem-Supremo Mestre Jesus?

"Diga-me e eu esquecerei; ensina-me e eu poderei lembrar; envolva-me e eu aprenderei." (Benjamin Franklin)

Então, eu quis saber sobretudo o que ainda não sei. A partir de muitas reflexões, inclusive regressão de memória, em busca do sentido de compreender melhor as leis da Natureza na vida prática diária descobri que a melhor oferenda a Deus é o caminho do autoconhecimento espiritual. E assim, na gratidão lá vou eu, sentindo os atributos Divinos operarem em mim por afinidade, aprendendo sempre e mantendo a minha consciência elevada. 💬

"Quem desconhece o caminho da perfeição não compreende nada." (Jesus, o Cristo)

O que aprendemos sobre o que Cristo nos ensinou: "Amar a Deus e ao próximo como a si mesmo"?

A iniciação da expansão da consciência é perceber a Vida Una, de perceber o próximo como a si mesmo. Que não reage a uma bofetada e mesmo antes oferece a outra face, porque sabe que o mesmo sente a Unipresença Divina. Sabe que tudo que fizer ao outro voltará sobre si; pois a lei da ação e reação é apenas uma expressão do Tempo.

Lembremos... E naqueles momentos de tortura Jesus bradou: "Pai, perdoai-os, pois eles não sabem o que fazem".

O que significa o perdão espiritual?
Um estado de consciência vivido. A percepção direta de uma Unidade na humanidade. Uma Unidade de toda a Vida. Essa percepção produz o Amor Espiritual. A atribuição à percepção da consciência espiritual é que não há separação entre um indivíduo e outro, ou pelo menos percebendo que há uma mesma essência. Seria como perceber a mesma seiva que passa em diversas folhas. De que como é a relação de uma folha com a outra quando chega a perceber que a mesma seiva alinha as duas. Oferecer a outra face do que revidar à bofetada é a percepção do amor espiritual, ou seja, bater no outro é o mesmo que bater em si mesmo.

"A beleza só pode ser compreendida pelo espírito e o espírito só nasce e se desenvolve em sua companhia." (Khalil Gibran)

Eu sou e quem sou é sempre a voz do silêncio, a consciência, nos perguntando o que há além dos olhos espirituais - além da percepção, além de perceber-se como um ser de percepção, além da visão e mesmo da própria visão espiritual.

"Há um Mestre Divino em nós, cuja existência podemos sentir se quisermos; ele é um espectador silencioso do drama interpretado pela personalidade exterior e pode intervir ocasionalmente, quando há a necessidade e a possibilidade de intervenção." (Sri Ram)

O refletir e o perceber é de esclarecimento. Compreender que a honra é uma felicidade da ordem sagrado ofício mergulhar como uma estado de consciência na plenitude da Unidade; um processo infinito de evolução da alma humana e se abre em perspectivas muito além da nossa capacidade perceptiva.

E assim, vivendo e deixando viver
Aprendendo sobre o saber
Conhecer-se é libertador

Doamos quando compreendemos
Aprendendo e florescendo
A gente segue semeando
Entre laços de Vontade
Somos o que nutrimos
A boa ideia da coragem
Aflorar o poder ser

🎶 Disciplina é liberdade
Compaixão é fortaleza
Ter bondade é ter coragem 🎶

📚 Fonte de Inspiração: Sociedade Teosófica no Brasil e Escola de Filosofia Nova Acrópole Brasil.

🌻 Vamos que vamos!
Aprendendo e florescendo
A gente segue semeando

Abraços carinhosos;
Jane Freitas Ribeiro