Dia do Compositor


🎶 Todo dia é dia. E pra hoje a homenagem é o Dia do Compositor.


A música é uma arte cultural, cuja trajetória nos deixa relíquias literárias sobre a intensa alta qualidade e complexidade.

Pensarmos em ordem cronológica, os três primeiros do nosso querido Brasil: Chiquinha Gonzaga, Villa-Lobos e Pixinguinha.


🔹️Chiquinha Gonzaga, (1847-1935), foi uma mulher muito a frente do seu tempo. Pianista, compositora e maestrina. Chiquinha ganhou de presente de casamento um piano, e foi nele que começou a compor valsas e polcas.
Francisca Edwiges Neves Gonzaga entrou no imaginário coletivo com a sua composição "Ô abre alas", mas o seu trabalho foi muito além da criação da marchinha carnavalesca. Ela foi a primeira mulher a reger uma orquestra no Brasil.

🔹️Heitor Villa-Lobos, (1887-1959), foi um dos precursores da música erudita brasileira, inclusive fundador da Academia Brasileira de Música. Desde criança Villa-Lobos se interessou por instrumentos, aprendendo com seu pai a tocar violoncelo, clarinete e saxofone. Escutando música clássica e ritmos brasileiros, principalmente nordestino, revolucionou a música instrumental nacional, misturando sons antes nunca testados.

🔹️O choro brasileiro deve muito a Pixinguinha, (1897-1973), nome artístico de Alfredo da Rocha Viana Filho, que nasceu no Rio de Janeiro. Seu pai era flautista e com apenas treze anos o menino já compunha músicas. Com quinze, tornou-se músico pela orquestra do Teatro Rio Branco. Com o tempo o garoto fez parte de importantes grupos musicais da década de vinte, como o Caxangá, saiu em turnês internacionais e ganhou fama como um dos maiores músicos que o Brasil já teve. "Carinhoso", sua composição mais conhecida, é considerada uma das obras mais importantes da música popular brasileira.

🔹️Fonte de informações: ebiografia.com

Terra tão amada
Abençoada Brasil
Do que a terra mais vistosa
Teus prósperos lindos campos
Tem semeadores
Nossos contos tem poesia
Nossa ação em cantos gera valores

🌺 Jane Freitas Ribeiro

🌈 Abraços500htz40s