😉 Oi! Controle Social e Cidadania!
A Constituição Federal, no seu artigo 5°, incisos IV e XIV, confere o direito de propostas de melhoria na gestão, e ao cidadão garantindo a livre manifestação do pensamento e assegurando a todos o acesso à informação. No inciso XVI, garante o direito de reunir, para fins pacíficos, em locais abertos.
Quando o cidadão reconhece sua responsabilidade perante a sociedade e acredita que pode fazer a diferença, age em situações do dia a dia, pelo direito de todos, principalmente dos menos favorecidos.
As redes sociais são espaços e ferramentas de movimentação social para o exercício da cidadania, um potencial de controle social, em que pode levar o gestor público a dar mais atenção à maneira de aplicar os recursos públicos, melhorando a prestação dos serviços públicos.
O Observatório Social do Brasil (OSB), uma entidade civil sem fins lucrativos, é um movimento pela transparência na administração pública, que começou em Maringá, no Paraná, no ano de 2006. A metodologia, desenvolvida por eles, acompanha o processo desde a publicação do edital de licitação até o acompanhamento da entrega do produto ou serviço, de modo a agir preventivamente no controle social dos gastos públicos.
🎶 Este é um país que vai pra frente
De um povo unido de grande valor
É um país que canta trabalha e se agiganta
É o Brasil do nosso amor 🎶
🌺 Jane Freitas Ribeiro