📚 "O pão do diálogo"
Resenha. A sabedoria nossa de cada dia. Augusto Cury. Editora Sextante.
📚 Dialogar é abrir o livro de nossa história para que os outros leiam nossos textos ocultos. É sair do prefácio para conhecer os capítulos mais importantes das pessoas com as quais nos relacionamos.
Dialogar é falar o que as pessoas necessitam escutar e não apenas o que nos interessa. É escutar o que os outros têm para nos dizer. Dialogar é se entregar.
Dialogar é tirar as máscaras sociais. É falar de nossas fragilidades, discutir nossas inseguranças e penetrar no tecido dos nossos traumas.
Dialogar é irrigar a emoção com saúde e o intelecto com criatividade. Não é apontar os erros dos outros, mas reconhecer os próprios.
Dialogar é olhar pra dentro de nós mesmos. É tirar as vendas dos nossos olhos para poder ajudar os outros a enxergarem. Não é apenas ensinar, mas aprender.
Dialogar não é constranger um colega de trabalho, mas encorajá-lo. Não é diminuí-lo, mas incentivá-lo. Dialogar é ter o prazer de explorar o mundo do outro.
É compreender que conflitos, medos, ansiedades, derrotas fazem de cada ser humano um personagem complexo e interessante. Não é excluir, mas abraçar. Não é punir, mas compreender.
A arte do diálogo implica ser um mestre em aprender.
O melhor mestre instiga a arte de pensar, inspira a criatividade e resgata a auto-estima dos necessitados, para nutrir o ser humano.
Jesus incitava a fome intelectual e espiritual das pessoas. Aproveitava cada oportunidade para nutrir o ser humano.📚
🌻 Prosperar, prosperar, prosperar...
🌲 Aprender e Ensinar ao mesmo tempo é fazer a diferença; é a sabedoria do pão nosso de cada dia, que entrelaça aos pensamentos da natureza humana.
🌺 Jane Freitas Ribeiro