Resenha. Documentário: Jesus na Índia.
As ovelhas perdidas de Israel, às quais Jesus precisa pregar.
Jesus disse que sua missão era reunir as tribos perdidas de Israel.
Tomé foi pra Índia, e lá pregou o Evangelho.
São Tomás, um dos apóstolos de Jesus, ensinou; pregou o Cristianismo, na Índia, de 52 d.c até sua morte em 72 d.c. Aproximadamente 20 anos. E Tomé foi morto por um hindú.
O Evangelho de Tomé sugere que o mundo real, é o mundo espiritual, que o mundo espiritual e da consciência é o verdadeiro mundo divino, e o mundo material é menos real, como prega o hinduísmo.
No hinduísmo existe um conceito muito comentado que se chama Maya, que significa o mundo que nos cerca, o mundo físico, o tempo, os planetas, as rochas.
Esse mundo que, em nosso dia a dia, nos parece real, é, na verdade, uma ilusão transitória, efêmera. É algo que está presente hoje, e amanhã estará ausente.
Em geral, o hinduísmo e o budismo têm por meta a transcendência de toda manifestação física, toda forma de vida baseada em química, física e biologia, e a entrada em domínios imateriais, espirituais.
Isso também é sugerido no Evangelho de Lucas, em Lucas 17:20 É 17:21, em que Jesus diz: "O reino de Deus está entre vós", dependendo da tradução.
Essa ideia estava presente no início do cristianismo, mas ela se desenvolve e se torna dominante no Evangelho de Tomé.
Tanto o hinduísmo quanto o budismo, às religiões historicamente predominantes na Índia, enfatizam que a busca pelo Divino deve ser interior, que cada indivíduo, de uma forma ou de outra, carrega dentro de si todas as leis do universo.
Essa afirmação deJesus: "O reino de Deus está em vós", é ioga pura.
Quando perguntaram a Ele quando viria o reino de Deus, se seria político ou social, se seria aqui ou lá, Ele imediatamente os corrigiu dizendo: "Não, o Reino de Deus está dentro de Vós."
E é isso que sentimos quando meditamos.
O Novo Testamento diz: "Se o seu olho é único, todo o seu corpo será luminoso."
Essa é uma das versões.
O Evangelho de Tomé diz: "Há luz no interior de um homem de luz. Se ele não ilumina, são as trevas."
A ideia é que há luz interior, e que cada pessoa pode encontrá-la.
"Que olho único é esse?
Se o seu olho é único..."
Esse é um dos preceitos fundamentais da ioga, da espiritualidade indiana, o Terceiro Olho, o olho espiritual, o olho da intuição e da percepção divina, que está localizado entre as sobrancelhas.
Através da meditação, a pessoa desperta ou ativa a percepção espiritual daquele olho e percebe a natureza da realidade, a natureza da criação como luz divina, que todo este mundo material, físico, é na verdade luz vibratória emergindo da criatividade divina, e é isso que a pessoa percebe, através daquele olho espiritual desperto.
Segundo o Evangelho de Mateus, Jesus disse: "Vós sois a luz do mundo."
O Evangelho de Tomé ensina que Jesus é a luz e manifesta a luz; o que também diz o Evangelho de João; mas que você e eu também viemos da luz, e precisamos conhecer nossa verdadeira identidade.
Segundo o Evangelho de Marcos, o discípulo deve aguardar o final dos tempos para a vinda do Reino de Deus, como se um grande acontecimento.
O Evangelho de Tomás sugere uma coisa muito diferente: "Retorne ao início do tempo". Se você se perguntar como se faz isso, no Evangelho de Tomás está escrito que Jesus disse: "Feliz o homem que já era antes de surgir." Isso é um enigma, pois como você pode ser antes de surgir? Se alguém está profundamente interessado na espiritualidade, e se a espiritualidade é a coisa mais importante em sua vida, então você tem um tipo de ligação com a Índia, com seus ensinamentos.
Há uma sabedoria na Índia, cuja complexidade e profundidade não se encontra em nenhum outro lugar.
Apesar das diferentes filosofias, todas as tradições levam à mesma mensagem: a mensagem do amor, da compaixão, do perdão, da autodisciplina e do contentamento.
Há uma mensagem comum a todas, e todas as filosofias têm, mais ou menos, a mesma meta: ajudar a humanidade a promover valores humanos.
Portanto, existem condições para que trabalhem juntas e respeitem umas as outras.
E tendo relações mais próximas, contato, podemos aprender uns com os outros.
Um poeta indiano chamado Kaladasa escreveu "Saudação à Alvorada".
É mais ou menos assim:
Concentre -se, portanto, no dia de hoje, pois ele é vida, a vida da própria vida. Em sua breve jornada repousam todas as verdades e realidades de sua existência, a bem-aventurança do aprendizado, a glória da ação, a alegria do conhecimento.
Ontem não é mais que um sonho, e amanhã não é mais que uma visão.
Mas o hoje bem vivido, torna todo ontem uma visão de felicidade e todo amanhã um sonho de esperança.
🐬 Jane Freitas Ribeiro