“A arte de viver é a mais sublime e a mais rara de todas as artes." Carl Jung
Por esses dias, num aconchego de estudos teosóficos, estávamos proseando sobre o livre-arbítrio.
"Robert Sapolsky, neurocientista norte-americano, defende que nossas escolhas são determinadas e não livres. Tudo o que um ser humano faz é determinado por condicionamentos ou heranças impregnadas na mente. Não existe livre-arbítrio. Em seu novo livro, Determinados – A Ciência da Vida Sem Livre-Arbítrio, ele explica como até o ambiente ao redor, como o cheiro da sala, pode determinar as ideias de uma pessoa, mesmo que ela não perceba."
Bem, é um assunto complexo que envolve o desenvolvimento da raça humana na superfície da Terra.
Então, apenas sintetizo alguns pontos de reflexão e no meu estilo de expressão e escrita...
"Sem liberdade não podemos ter moralidade. O livre-arbítrio é a capacidade de fazer com alegria aquilo que eu devo fazer." Carl Jung
E a expressão no Imperativo Categórico de Kant tem o mesmo sentido: "Age sempre de tal forma que a máxima da tua ação possa ser elevada a lei universal."
Podemos dizer que a capacidade que o ser humano tem para praticar a sua própria natureza humana de livre-arbítrio é perceber a própria essência como responsabilidade em princípios e valores éticos; e na comunhão do bem, cultivando boas ações colhe bons frutos na fraternidade da vida.
Filosofia de Vida:
"Busque o reino dos céus e tudo o mais vos será dado por acréscimo".
A prática da "ideia do Bem", a liberdade de escolha de buscar alcançar o reino da consciência elevada, promove a clareza de ideias e de expressão numa atmosfera harmônica entre razão e amor.
🌹E qual é a sutileza no refrão da música?
"Disciplina, é liberdade
Compaixão, é fortaleza
Ter bondade, é ter coragem"
Abraços carinhosos 🙏🏻