"A importância do Idealismo para o Ser Humano"


"A importância do Idealismo para o Ser Humano" - Texto adaptado 


O mundo das ideias e ideais elevados representa o mundo do ser.


Idealistas são aqueles que mudam a rota da história, fazem uma diferença na história; pois, são ações de valores peculiares de uma vida digna para a humanidade.


O idealista sente que quer viver o aperfeiçoamento. 


O ideal arquetípico - Homem Perfeito - é uma esperança do ser humano como aperfeiçoamento universal.

A busca da perfeição como Conhecimento verdadeiro.


Encontramos Idealistas na filosofia como Platão, nas artes como Leonardo da Vinci, na política governante como Giuliano, na religião como São Francisco de Assis.


O idealista, a medida que vai se nutrindo dos seus ideais, se aperfeiçoando em direção aos ideais, ele está se mantendo Vivo - de não estar na vida somente de uma maneira mecânica. Alcançar esse entusiasmo é como nutrir o entusiasmo por alguns ideais. E isso permite ao idealista viver uma outra dimensão de vida, um sentido maior de vida.


Então, o idealista se torna uma pessoa qualitativa; ou seja, tem mais discernimento, se alimenta internamente de coisas melhores, modelos de perfeição.


O ideal é útil, é prático e é vivencial.

O Idealismo pode despertar em qualquer época da vida. Mas, costuma despertar na tenra juventude; então, surge o mundo dos sonhos, de expectativas e de esperanças. 

Tem um detalhe, o fato de ter despertado é fundamental todo um esforço de vida para alimentar e manter essa ânsia de perfeição, da busca de conhecimento vivo durante toda a vida; de tal maneira que o ser humano mais maduro, adulto e idoso pode e deve continuar idealista, nutrindo e vivendo esse mundo de sonho de ideais, essa busca de perfeição.

É necessário a juventude interior, de tal maneira que podemos identificar o Idealismo como a juventude dentro de cada um de nós, nos elos de Pérolas.


Qual ser humano não sonha em fazer algo de bom para um mundo melhor?

Diminuir o sofrimento no mundo, tais como a injustiça, a violência, a guerra, o preconceito, a desigualdade social, a fome, o desmatamento.

Isso é algo Idealista!

E esse sentido de evolução, começa dentro de cada um de nós.

O ponto de partida do idealista é trazer pra si a filosofia de vida.

'O idealista é aquele que reconhece que uma ideia pode ser vivida - a construção do Ser Humano como indivíduo e como um ser social.'


Portanto, 

É possível e plausível a sociedade viver o Idealismo, mesmo que seja um ideal elevado.


Quem Eu Sou? Quem Sou Eu?

Eu Sou Idealista em profunda construção de aperfeiçoamento.

Jane Freitas Ribeiro


✨ Fonte da inspiração transmitida:

Organização Internacional Nova Acrópole, Bernardo Norat e Danilo Gomes.


"A verdadeira fé é o nível de confiança que devemos ter. Aquele que busca encontrará a vida; e este é o teu tesouro." - Jesus, O Cristo.