A sustentabilidade irradia sinais...


A sustentabilidade irradia sinais que fluem pela linha da existência...

A sustentabilidade é um assunto que abrange um leque de dimensões entre economia, meio ambiente e sociedade.

Nos últimos tempos, temas relacionados com o meio ambiente vêm sendo debatidos como a consciência pela sustentabilidade fraterna do homem em interação com a natureza.

"Amar se aprende amando"
- Carlos Drummond de Andrade

Princípios constitucionais aplicados aos direitos e deveres visam valores presentes em todas as áreas: o exercício pleno social e individual, numa forma de semeadura e de colheita, para uma sociedade mais justa e harmoniosa.

"Dilatai a Fraternidade e chegareis das afeições individuais às solidariedades coletivas, da família à nação, da nação à humanidade." - Rui Barbosa

Cooperar dentro de nossas possibilidades é desenvolver a consciência, a espiritualidade e atitudes de cuidados consigo mesmo, com os outros e com a natureza.

"As águas são como as pessoas. Crescem porque se encontram."  
- Alfeu Trancoso

A conscientização de responsabilidade social no contexto de desenvolvimento sustentável, seja para pessoas físicas ou jurídicas, é de se tornar compromisso compreendido e aceito.

Iniciativas estruturadas em conhecimentos de desenvolvimento de valores, de autodesenvolvimento e vivência são peças-chave para a prática de cultura sustentável. E, para dar suporte ao engajamento de todos, a Educação é considerada fundamental como estratégia de consistência e veracidade das iniciativas.

Pois Bem... A semente que cai em boa terra é a semente que escuta, compreende a palavra e a pratica; essa dá bons frutos.

Menciono a bela obra "Educação Ambiental" em que o amigo Marc François Richter é coautor.

[...] 
"Educação Ambiental: Debates Temáticos - reúne uma coletânea de estudos sobre Educação Ambiental que foram desenvolvidos a várias mãos em uma rede nacional composta por vinte e oito pesquisadoras e pesquisadores, com distintas expertises profissionais e formações acadêmicas.
Estruturado em nove capítulos, o livro foi intitulado “Educação Ambiental: Debates Temáticos” porque traz relevantes discussões contemporâneas relacionadas ao campo de poder que se materializa no tripé Homem – Meio Ambiente – Estado, as quais são apresentadas por meio de um conjunto diversificado de estudos de caso que busca valorizar a análise empírica conjugada a marcos teórico-conceituais identificados como estado da arte."


A sustentabilidade surge da consciência sobre a ordem social sistêmica, de que cada um é protagonista de ação criadora e relevante no mundo, que pode contribuir com atitudes genuínas, levando o aumento do sentimento de cidadania e a responsabilidade socioambiental; além de enriquecer o estilo de vida pessoal, eleva outros níveis do jogo da verdade, numa magia de navegar ao ser soberano.

Portanto, a sustentabilidade é pra todos em termos planetários; num elo de amorosidade, irradia sinais que fluem pela linha da existência à dignidade satisfatória, eficiente e harmoniosa.

[...]
"Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão vento, pelo ar e pelas nuvens, pelo entardecer e por todo o tempo com que dás sustento às tuas criaturas.
Louvado sejas, meu Senhor, pela irmã água, útil e humilde, preciosa e pura.
Louvado sejas, meu Senhor, pelo irmão fogo, com o qual iluminas a noite. É belo e alegre, vigoroso e forte.
Louvado sejas, meu Senhor, pela nossa irmã, a mãe terra, que nos sustenta e governa, produz frutos diversos, flores e ervas." 
- Cântico das Criaturas, São Francisco de Assis

Gratidão a todos que cultivam!
Abraço Aconchegante;
Jane Freitas Ribeiro