O infinito olhar ao dia 8 de março


Desde os primórdios da humanidade o ser humano sentiu necessidade de conviver e de se relacionar com seus semelhantes. Procurar alimentos, enfrentar os obstáculos, construir moradas eram atos colaborativos através da comunicação. A Comunicação é a mais essencial de todas as necessidades de convivência social.

De algum modo, podemos dizer, que a maioria do gênero humano ainda está dormindo o sono da inconsciência. É preciso abrir a mente, com sutileza e doçura, pois se ela permanecer na ilusão de que está acordada, não promoverá as ações necessárias para elevar-se aos níveis superiores.

O governo, a sociedade, todo mundo sabe sobre as marcas de heranças históricas que ferem a dignidade divina, natural e humana.

Mulheres, em gênero, número e grau tantas são as vezes que são conjugadas na voz passiva.

Para convivermos de forma harmoniosa, encontramos sentidos na vida em ações que realizamos, obras que criamos e vivências que aprendemos.

Mudar o olhar é a conjugação do sujeito da voz passiva à ativa numa energia coletiva. Conjugar a dignidade pessoal a uma vida livre. 

O todo do olhar é numa visão compreensiva e abrangente de pertencimento, inter-relação e integração. Assim como céu e terra, o percurso natural das águas de um rio que vão para o oceano, a eclipse plena da lua no sol. "A visão de bosque e não de cada árvore apenas". 

A humanização são ações educativas com um amplo sistema de informação que promova a consciência à cidadania. O sentido da vida é compreender a sutil percepção da consciência de si para se harmonizar com o mundo que nos cerca.

"Boa ação é aquela que atende alguma necessidade no mundo ou em nós." (Helena Blavatsky)

Em nossa consciência os valores vão se modificando quando transformamos o nosso sentimento materialista em espiritualista. Passamos a ver o mundo de uma forma mais construtiva e colorida.

Encontramos no passado sementes plantadas em bases sólidas de profundas riquezas. 

Nos tempos de Jesus, as mulheres não tinham permissão de aprender a ler, escrever e sentar pra alimentar com os homens, sejam pai e marido. Jesus sabia que a fórmula prática de vontade - o segredo do verdadeiro poder pessoal - que serve para todos é a Empatia. E foi esse o seu poder de semeador em bases sólidas. 

A empatia é uma atitude de interesse acolhida. É ela que possibilita o verdadeiro entendimento. Quando existe uma verdadeira empatia, o resultado pode ser transformador.

"Quem faz o seu melhor, faz tudo que se pode esperar dele." (Helena Blavatsky)

Pra seguir em frente é preciso primeiro lembrar dos sentidos e leis universais às condições humanas. Promover o alinhamento. Quanto mais os comportamentos se qualificam, mais alcançamos o nível da consciência. Ações conscientes de cada um de nós vai corresponder o ser humano de amanhã.

A verdadeira consciência está no destaque de integrar e alinhar o si mesmo, e descolar das influências psíquicas do inconsciente coletivo. Encontramos profundidade e significado saindo da massificação. 

Segundo Jung, conjuntos de experiências psíquicas de forte emoção que têm atividades próprias, vivenciados nas áreas sociais e culturais, estruturam como unidade autônoma no nosso inconsciente pessoal. Quanto mais consciência tivermos dessas manifestações (complexos), mais atingiremos um equilíbrio emocional para nosso desenvolvimento pessoal.

"A vida nos chama para ver o que é de si próprio." (Carl Jung)

Em termos práticos, a integridade se resume quando o si mesmo é realizado na consciência. O importante sentido que lhe define.

Fatos da vida que cada um de nós edifica. Verdades que enobrecem o ser em ressignificar raízes profundas em sentidos e leis.

Aprofundando o entendimento a visão é analítica, ao olhar e à escuta dos sujeitos da voz passiva à ativa, numa energia transcendental de corrigir falhas em direção à evolução.

E cada indivíduo tem o poder e a escolha de construir e transformar situações propícias em sua história universal, proporcionando insigths e aprendizados para a sua própria evolução existencial. 

"O reino de Deus não vem com aparências exteriores. Nem dirão: ei-lo aqui ou ei-lo ali, porque o reino de Deus está dentro de vós." (Lucas, 17:20,21)

Lembremos: Todo o dia é dia de contemplar o que é essencial. Quantos são os belos sonhos e as novas caminhadas nesse mundo de meu Deus nos esperando. As importantes mudanças não acontecem da noite para o dia. Mas, é possível o acontecer. A questão não é só acreditar, é perceber o que nos faz sentir dignos.

🌸 Gratidão !!!
Abraços carinhosos;
Jane Freitas Ribeiro