Comunicação Empresarial e Ética

📚 Comunicação Empresarial e Ética: valor agregado em comunicar com ética.

Em uma organização empresarial ou social que realmente administra de acordo com valores só há um chefe, os valores da empresa.

O Código de Ética é um instrumento de realização dos princípios, visão e missão da organização.

A estratégia de comunicação é fundamental para que a organização atinja seus objetivos estratégicos: a coerência entre ação e discurso.

Com o crescimento de pequenos investidores no Brasil, bem como pela crescente exigência por parte da sociedade civil pela transparência das organizações, as publicações com os resultados contábeis ganharam um status antes inimaginável. Afinal, constituem a ferramenta de comunicação para dois tipos de públicos estratégicos no mundo corporativo: os fornecedores de opinião e os detentores de ações.

As boas organizações sabem que responsabilidade social começa em casa, fornecendo uma rede de benefícios aos colaboradores e seus funcionários. E sabem também que patrocínio cultural sem envolver os funcionários é apenas peça de marketing.

As responsabilidades corporativas e sociais de uma empresa podem ganhar maior visibilidade quando assumidas em livro; o compromisso com parte da história do País, ou seja, uma iniciativa que pode zelar pelo nome da empresa e pela preservação histórica e cultural do País.

Uma organização é considerada ética se cumprir com os compromissos éticos, se adotar uma postura ética como estratégia de negócios, ou seja, agir de forma honesta com todos aqueles que têm algum tipo de relacionamento com a mesma. Estão envolvidos nesse grupo, os sócios, os funcionários, os fornecedores, os clientes, o governo e a sociedade como um todo. Seus valores, rumos e expectativas devem levar em conta todo esse universo de relacionamentos; e seu desempenho também deve ser avaliado quanto ao seu esforço no cumprimento de suas responsabilidades públicas e em sua atuação como boa cidadã. 

🌺 Jane Freitas Ribeiro