Dizer sobre Sigmund Freud



Sigmund Freud é Judeu, nasceu no dia 6 de maio de 1856 em Freiberg, na Moravia (Tchecoslováquia) e morreu de câncer, em 23 de setembro de 1939, em Londres.

Filho de Jacob Freud e Amalie Nantansohn, modestos comerciantes judeus.

Aos quatro anos de idade Freud muda-se com a família para Viena, na Áustria, onde vivera a maior parte de sua vida.

Ingressou na Faculdade de Medicina de Viena, em 1873.

Em 1876, ainda estudante, Freud começa a interessar-se por Neurologia, e a trabalhar em pesquisas sobre o assunto, com o professor Ernest Brucke. Daí conhece Joseph Brewer, que se tornará mais tarde seu grande amigo e colaborador.

Em 1881, conclui seu curso de Medicina. Sua tese de doutorado versa sobre o sistema nervoso. E resolve seguir por esse caminho, especializando-se em Neurologia.

Durante vários anos, trabalha numa clínica para crianças, onde descobre um tipo de paralisia cerebral e escreve um ensaio sobre a afasia - problema de fala proveniente de distúrbios psicológicos.

Freud considerava o estudo e a interpretação dos sonhos como um passo importantíssimo no sentido de transformar a psicologia em verdadeira ciência. A aparente incoerência de determinados sonhos, às sequências absurdas, os súbitos cortes e mudanças davam a chave de sua significação, quando interpretados por meio de símbolos e da "associação livre".

Desse estudo, formulou a sua teoria para explicar as neuroses.

Em 1908, Freud e alguns colegas reuniram-se e fundaram a Associação Internacional de Psicanálise, com sucursais em vários países.

Publicou várias obras, tais como:

• A Ciência dos Sonhos (1900)
• Psicopatologia da Vida Cotidiana (1904)
• Três Ensaios sobre a Teoria da Sexualidade (1905)
• Totem e Tabu (1913)
• Introdução à Psicanálise (1917)
• Psicologia das Massas e Análise do Ego (1923)
• O Ego e o Id (1923)
• Inibição, Sintoma e Angústia (1926)

Em 14 de setembro de 1886, em Hamburgo, Freud casou-se com Martha Bernays.

Freud e Martha tiveram seis filhos: Mathilde, nascida em 1887, Jean-Martin, nascido em 1889, Olivier, nascido em 1891, Ernst, nascido em 1892, Sophie, nascida em 1893 e Anna, nascida em 1895. 


Martim Freud , escreveu uma memória intitulada Freud: Homem e Pai, na qual descreve o pai como um homem que trabalhava extremamente, por longas horas, mas que adorava ficar com suas crianças durante as férias de verão.

Anna Freud, filha de Freud, foi também uma psicanalista destacada, particularmente no campo do tratamento de crianças e do desenvolvimento psicológico.

Sigmund Freud foi avô do pintor Lucian Freud  e do ator e escritor, Clement Freud e bisavô da jornalista Emma Freud, da desenhista de moda Bella Freud e do relações públicas  Matthew Freud.

🌼 Jane Freitas Ribeiro